Argila no cabelo promove detox e traz inúmeros benefícios. Aprenda a usar!

0

Dentro da argiloterapia, o uso da argila no cabelo traz inúmeros benefícios, em especial para o couro cabeludo. Dependendo da cor, é possível hidratar, desintoxicar, prevenir a queda e ainda combater a oleosidade.

Descubra tudo sobre o ingrediente da vez!

 

Para que serve a argila no couro cabeludo?

argila no couro cabeludo
Imagem: Reprodução / The Good House Keeping

 

Assim como no rosto, a argila no cabelo possui funções variadas, de acordo com a cor. Por isso é interessante conhecer as propriedades das principais para identificar a mais adequada aos seus fios.

 

Argila verde no cabelo

Para começar, a mais famosa de todas. Isso porque essa cor é muito fácil de encontrar, além de ser a melhor aliada no combate à oleosidade. Quando aplicada no couro cabeludo, a ação adstringente da máscara ajuda a promover a circulação, desintoxicar a raíz, controlar a oleosidade e, por fim, tratar caspa e seborréia.

Ela é, portanto, a mais indicada no detox capilar caseiro e deve ser utilizada com parcimônia para não ressecar os fios. Aliás, quem tem cabelos secos deve evitar.

 

Argila branca

Em seguida, a argila mais indicada para cabelos porosos, danificados e maltratados por procedimentos químicos. Uma vez que se trata de um tipo suave do mineral, pode ser utilizada por todos os tipos de cabelo.

O uso da argila branca no cabelo ajuda a hidratar, remover impurezas, regular a oleosidade e ainda promover o crescimento capilar. Se o último for seu objetivo, não esqueça de adicionar produtos com óleo de alecrim, gengibre e óleo de rícino ao seu cronograma capilar.

 

argila verde no cabelo
Imagem: Reprodução / Living Wild

 

Argila amarela

Graças à alta concentração de silício, essa argila oxigena as células da raiz,  revitaliza o cabelo e fortalece cabelos frágeis. Além disso, também possui efeito tensor e auxilia no detox da região.

 

Argila preta

Por fim, usar essa argila no cabelo deve ser feito apenas por quem deseja um detox muito profundo. Também conhecida como lama vulcânica, ela é um poderoso cicatrizante e rejuvenescedor que promove limpeza total. Por esse motivo é mais indicada para cabelos oleosos, já que pode ressecar as madeixas.

Quando aplicada no couro cabeludo, essa máscara ativa a circulação sanguínea, acelera o crescimento dos fios e reduz a queda. Também pode ser utilizada antes do shampoo antirresíduos em procedimentos que visem recuperar os fios de procedimentos químicos e impurezas.

 

Como utilizar argila no cabelo?

como aplicar argila no cabelo
Imagem: Reprodução / Pinterest

 

  1. Primeiramente, faça uma mistura com a argila selecionada e água filtrada, até formar uma pasta de consistência cremosa.
  2. Após lavar os cabelos com um shampoo detox ou neutro, vá aplicando o produto na raiz com o auxílio de um pincel.
  3. Evite o comprimento e foque a aplicação no couro cabeludo.
  4. Então é só deixar agir por cerca de 15 a 30 minutos.
  5. Por fim, você deve lembrar que manter a argila sempre úmida com o auxílio de um borrifador, já que os especialistas alertam que a argila no cabelo e na pele nunca deve ficar completamente seca.

 

 

Cuidados ao comprar argila

cuidados antes de comprar argila
Imagem: Reprodução / Pinterest

 

Por último (mas não menos importante), a procedência da argila é fundamental para conquistar todos os benefícios sem efeitos colaterais. Uma vez que elas são extraídas da terra, é preciso ter um laudo atestando a pureza e dar preferência para marcas orgânicas certificadas, como Cativa Natureza, WNF e Terramater.

Assim sendo, evite comprar argila a granel em lojas de produtos naturais. Sem garantia de procedência, é possível que a sua argila venha contaminada por metais pesados do solo, que podem desencadear danos à saude no longo prazo.

 

Confira todos benefícios da argila também para a pele:

Argila vermelha: Conheça os benefícios e saiba como usar

Máscara de argila: conheça os melhores tipos e aprenda a fazer em casa

Argila verde: o que é, benefícios e como usar

Deixe um comentário

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Presumiremos que você está ok com isso, mas você pode cancelar se desejar. Aceitar Leia Mais

Privacy & Cookies Policy