Aranto: Descubra os benefícios e saiba como usar

Saiba como usar e quem pode ou não consumir a planta

0

Aranto ou mãe-de-mil, mãe-de-milhares e fortuna, é uma planta medicinal de origem africana, encontrada na ilha de Madagascar. Todavia, a planta também é encontrada no Brasil. Além disso, é uma suculenta de fácil reprodução, já que os brotos da folha caem no chão e assim se reproduz no solo naturalmente.

Apesar de ter seu nome atrelado ao tratamento e prevenção de câncer, segundo o Chefe da Seção de Oncologia Clínica do Instituto Nacional de Câncer, Alexandre Palldino, afirmou que os boatos são falsos. Ou seja, não há nenhuma comprovação cientifica sobre tal benefício. Além disso, o especialista afirmou que não recomendam para quem está com a doença.

Para que serve

aranto contraindicações
(Foto: SAÚDE é Vital)

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Afinal, se não auxilia no tratamento do câncer, quais sãos os benefícios? Descubra abaixo:

  • Cicatrizante: Assim como a babosa, que é outro tipo de planta, essa também tem poder cicatrizante. Ou seja, pode usar para curar e fechar mais rápido um machucado.
  • Analgésico: Além de acelerar o processo de cicatrização, ainda ajuda na dor provocada pelo machucado, pois tem poder analgésico.
  •  Sedativa: Combate o estresse e irritação causada pelo dia a dia.

Além disso, existem boatos de que a planta é anti-inflamatória. Todavia, ainda não há estudos aprofundados sobre esse benefício.

Como consumir

Em primeiro lugar, antes de começar a consumir, procure um médico para te aconselhar, pois o aranto pode ser confundido com plantas tóxicas. No entanto, o consumo é feito por chá e também em extrato aplicando diretamente sobre o machucado.

ATENÇÃO: Não ingerir mais do que 30 g por dia, pelo risco de efeitos colaterais e intoxicação.

Contraindicações

Por fim, descubra quem não pode consumir essa planta considerada medicinal:

  • Crianças;
  • Mulheres grávidas;
  • Lactantes;
  • Pessoas com hipoglicemia.

Além disso, se você está fazendo tratamento medicamentos ou é sofre com alguma doença, procure o seu médico e se informe sobre o uso.

Efeitos colaterais

Se consumido mais do que a quantidade permitida, que foi citada anteriormente, a planta pode causar efeitos colaterais. Como por exemplo: intoxicação, paralisia e contrações musculares.

Além disso, confira os benefícios do chá de Unha-de-Gato, saiba como preparar e as propriedades. Descubra os benefícios do chá de sene, receitas e como prepara. Por fim, veja os benefícios do café e mais cinco motivos do consumo.

Fonte: Wikipedia / Tua saúde

Deixe um comentário

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Presumiremos que você está ok com isso, mas você pode cancelar se desejar. Aceitar Leia Mais

Privacy & Cookies Policy