Aplicação de botox: o que é, duração, mitos e verdades, como funciona a aplicação.

A aplicação de botox ainda é, hoje em dia, o procedimento mais procurado por homens e mulheres quando o assunto é rejuvenescimento. A toxina botulínica ainda é uma das aliadas mais constantes das clinicas estéticas e dermatológicas em todo o mundo para correção de pequenas imperfeições e na busca da beleza perfeita!

Conheça um pouquinho sobre a aplicação de botox, quanto tempo dura o procedimento, se vale a pena e diversos mitos e verdades explicados por especialistas no assunto!

 

O que é botox?

O botox, ou toxina botulínica, é uma substância utilizada em procedimentos estéticos, na melhora e atenuação de rugas e sinais de expressão

Além disso, aplica-se botox para o tratamento de diversas doenças musculares e neurológicas. Dessa maneira, ele impede a contração muscular e atua promovendo a paralisia temporária da musculatura. Assim, auxilia na redução dos sinais e dos sintomas relacionados a algumas doenças.

Principalmente, o botox é famoso por sua aplicação na medicina estética. Ele é administrado por meio de injeções simples intramusculares (que não doem nadinha!) e promovem a melhora geral da aparência da pele.

Dessa maneira, você parece mais jovem, bonita e com uma pele mais viçosa e radiante!

Imagem: Reprodução / Pexels

Quanto dura uma aplicação de botox?

- CONTINUE DEPOIS DA PUBLICIDADE -

A toxina botulínica não remove definitivamente as rugas do seu rosto. Dessa maneira, não espere uma transformação permanente e para sempre no seu rosto! Com o tempo, a aplicação de botox perde o efeito, e deve ser reaplicada para manutenção dos efeitos desejados!

Assim, segundo Camila Nemoto, dermatologista da Clínica Harmoniza, a toxina botulínica tem efeito temporário e local, bloqueando os movimentos musculares da região aplicada. Porém, após um período de, geralmente, 6 a 8 meses, o organismo reativa a movimentação do local. Ao término desse período é necessário procurar o dermatologista para fazer uma reaplicação.

 

Como funciona a aplicação?

A aplicação da toxina botulínica em funciona em espaços dermatológicos, clínicas de estética e cirurgias plásticas, com toda a segurança possível.

Dessa maneira, de forma correta, e em baixas concentrações em determinados locais do nosso organismo (como testa, queixo, perto dos olhos), a aplicação de botox bloqueia sinais nervosos promovendo relaxamento muscular e paralisia temporária.

Segundo a dermatologista Silvia Zimbres, em entrevista ao Estadão, o procedimento de aplicação de botox, que objetiva corrigir rugas e sinais de envelhecimento é mais comum entre mulheres, partir dos 35 anos.

Nessa faixa etária, há diminuição gradual do colágeno no organismo, aumento da flacidez da pele e maior evidência das contrações dos músculos no rosto, o que leva a muitas mulheres (e homens) a procurarem modos de corrigir essas pequenas imperfeições.

 

Mitos e verdades da aplicação de botox

- CONTINUE DEPOIS DA PUBLICIDADE -

Existem muitos mitos e histórias contadas para além das verdades nas clínicas de estética e dermatologia por todo o mundo.

Mas é preciso estar atenta aos fatos e a ciência da aplicação de botox para não cair em ciladas e descobrir as melhores formas de encontrar o procedimento perfeito para suas necessidades! Conheça os maiores mitos e verdades sobre a aplicação de botox!

Imagem: Reprodução / Pinterest

Aplicação de botox é a mesma coisa que preenchimento?

Mito! O botox é diferente de preenchimento. A toxina botulínica atua na paralisação temporária das fibras musculares de determinada região. Assim, as rugas desaparecem!

Já o preenchimento, que pode ser utilizado em preenchimento labial, nas olheiras e no famoso bigode chinês, reduz a flacidez e dá volume, melhorando a aparência do contorno da pele! São dois procedimentos incríveis complementares, mas não são iguais!

 

O efeito é imediato

- CONTINUE DEPOIS DA PUBLICIDADE -

Mito! Segundo Juliana Sales, cirurgiã plástica especialista em entrevista à revista IstoÉ, o resultado da aplicação pode ser visto de três a cinco dias após o procedimento, variando individualmente.

 

A aplicação de botox pode transmitir botulismo

Mito! Apesar de o botox realmente ser proveniente da bactéria que produz botulismo, ele tem uma segurança incrível! Isso porque, a substância é purificada e utilizada em baixas concentrações, tudo dentro das medidas de segurança necessárias para sua proteção e aplicação!

 

A aplicação de botox pode causar deformações faciais

Verdade! Quando não aplicada de forma segura, a toxina botulínica pode deformar, sim, as suas expressões faciais. Por isso, faça a aplicação do botox com médicos e profissionais capacitados, para buscar a beleza com segurança!

Além disso, siga corretamente os procedimentos pré e pós aplicação de botox, para obter um efeito mais seguro e duradouro!

 

Grávidas não podem aplicar botox

Verdade! Segundo um artigo de revisão da literatura científica sobre a aplicação de toxina botulínica em pacientes grávidas e lactantes, não é indicado a aplicação deste procedimento nestas pacientes, por não haver estudos confiáveis que comprovem sua segurança e a do bebê.

Por isso, ao descobrir a gravidez, dê uma pausa nas aplicações de botox, em benefício da sua maternidade!

Imagem: @nurseinjectornikki (Reprodução / Instagram)

A aplicação de botox vai além de um procedimento estético

Verdade! O botox funciona a fim melhorar e consertar diversas condições e problemas físicos relacionados ao movimento da musculatura. Segundo estudo de doutores da UNIFESP, a aplicação de botox pode auxiliar na redução da saliva em pacientes com esclerose lateral amiotrófica.

Além disso, ela pode ajudar em problemas relacionados à bexiga, ao suor excessivo, bruxismo e muitas outras patologias, sendo uma grande aliada da medicina, odontologia e fisioterapia.

Dessa maneira, a aplicação de botox, quando feita com profissionais qualificados, referências dentro de suas áreas, pode ser muito benéfica.

Assim, além de permitir a busca pela beleza perfeita, ainda cuida e trata diversas doenças, sendo considerada, ainda, um dos melhores e mais promissores tratamentos da medicina moderna!

 

Quer saber mais sobre os procedimentos estéticos mais procurados? Então leia também:

Micropigmentação labial é opção para destacar ainda mais o sorriso

Micropigmentação de sobrancelha: dúvidas e cuidados com fotos do antes e depois

Rinomodelação: tudo sobre preenchimento de nariz com ácido hialurônico

Comentários (0)
Comentar