Alopécia: entenda a causa e conheça os tratamentos

Alopécia é uma condição em que o homem ou a mulher perde uma quantidade significativa de cabelo, formando falhas no couro cabeludo. A doença ficou em evidência no Brasil, após um participante do Big Brother Brasil 21, aparentemente sofrer e mostrar falhas no cabelo que despertou a curiosidade dos internautas. Existem algumas variações dessa doença e diferentes causas dos sintomas. Saiba tudo sobre.

Qual é a causa da alopecia?

Existem duas principais causas para a alopécia e cada variação tem uma causa no sintoma. Conheça cada umas delas e identifique se você sofre com esse problema.

Alopécia Areata

É uma condição quando o indivíduo perde cabelo e fica com falhas no couro causado por uma doença autoimune e fatores emocionais, sendo agravado pelo estresse. Segundo um artigo cientifico feito na faculdade de faculdade Ávila, a doença apresenta os primeiros sintomas a partir do 20 anos, mas seu pico pode atingir dos 20 até os 50 anos e acomete mais homens do que mulheres. É comum que as pessoas que sofram essa condição ficam com círculos no couro sem nenhum fio de cabelo.

Alopécia (Foto: Freepik/Reprodução)

Androgenética

É um tipo de alopécia bastante conhecida e é chamada popularmente de calvície. Segundo a Sociedade Brasileira de Dermatologia, essa condição é causada por fator genético. Inicia-se na adolescência por volta dos 14 anos, mas só será perceptível aos 40. Os fios consumam cair e começam a ficar fino, com um aspecto ralo. Atinge tanto homens quanto mulheres. Nas mulheres, é perceptível no centro do cabelo, já nos homens, é mais comum na entrada [região frontal] e centro.

O que fazer para acabar com a alopecia?

- CONTINUE DEPOIS DA PUBLICIDADE -

O primeiro passo é identificar se realmente você está com esse problema. Se você percebeu que os fios estão caindo, procure imediatamente um dermatologista. A queda capilar é uma das causas mais comuns das queixas com os dermatos, segundo e Sociedade Brasileira de Dermatologia. Por isso, se percebeu o aumento da queda capilar, procure um médico para identificar o problema quanto antes e só ele poderá indicar qual será o tratamento adequado.

Quanto tempo dura a alopecia?

Tudo depende do tratamento que você iniciou. Segundo um artigo publicado por Dráuzio Varella, os pacientes que respondem bem ao tratamento, os fios começam a crescer entre 4 a 8 semanas depois. Contudo, ainda segundo o artigo, se em seis meses o local afetado não teve resposta, é ideal avaliar e interromper o tratamento que estava sendo seguido.

Quando começar a se preocupar com a queda de cabelo?

É normal cair de 50 a 100 fios por dia, isso faz parte da renovação capilar, ou seja, não precisa se preocupar. Durante o banho ou cabelos na escola são considerados normais. Mas fique atento aos sinais, se você encontra diversos fios no travesseiro ao acordar, no banco do carro ou em outros locais, perceba se não está caindo mais do que o normal. Além disso, veja se seu cabelo não está com aspecto ralo ou com falhas. Se sim, procure um médico para avaliar o seu caso.

(Foto: Freepik/Reprodução)

Como prevenir queda de cabelo?

Saiba quais são os cuidados necessários para prevenir a queda capilar.

- CONTINUE DEPOIS DA PUBLICIDADE -

Alimentação

Segundo a Sociedade Brasileira de Cabelo é possível prevenir a queda de cabelo. O primeiro passo é cuidar da alimentação e consumir alimentos com vitamina A, complexo B, C, D, E, e K. As vitaminas são encontradas em vegetais e frutas. Essa vitaminas irão ajudar no crescimento capilar e também na saúde dos fios.

Atenção ao banho

O ideal é lavar o cabelo um dia sim e um dia não. Além disso, a água quente prejudica o crescimento dos fios e pode prejudicar a aparência do cabelo. Por isso, o ideal é tomar banho gelado ou em uma temperatura de 22º. Outro ponto é comprar shampoo de qualidade e para o tipo do seu cabelo, não adianta comprar um shampoo para cabelo seco se seu cabelo é oleoso.

Cuidados simples

Outros cuidados que são simples, mas são poderosos para combater a queda do cabelo. Jamais faça escova ou chapinha sem proteção térmica, pois o calor pode prejudicar os fios. O sol também pode queimar os fios, por isso, se ficar muito tempo exposta, utilize um protetor ou conte com a ajuda de chapéus ou bonés. Hábitos como fumar também prejudicam os fios.

Fonte: Tua Saúde

Leia também:

- CONTINUE DEPOIS DA PUBLICIDADE -

cabelosaúde
Comentários (0)
Comentar