10 alimentos para ajudar quem sofre com o intestino preso

Com a alimentação é possível prevenir diversas doenças e manter o funcionamento correto do organismo. Da mesma forma que os alimentos mantém o corpo funcionando com saúde, se a alimentação não for adequada pode estar te prejudicando e causar sérios problemas, como diabetes e colesterol alto. Um problema comum que pode ser agravado ou curado através da alimentação é o intestino preso.

É considerado prisão de ventre quem consegue evacuar duas vezes na semana ou menos que isso. Vale salientar que, a prisão de ventre deve ser tratada com um problema de saúde e se os sintomas persistirem, um médico deverá ser consultado para um diagnóstico e tratamento preciso.

O que causa o intestino preso?

A constipação é um problema recorrente, principalmente em mulheres e gestantes, geralmente a causa está ligada a alimentação. Segundo um artigo publicado no site do médico Dráuzio Varella, uma dieta pobre em fibras, baixa ingestão de água e sedentarismo são as principais causas. Ainda segundo a publicação, pode estar relacionada também à alguns problemas de saúde, seja físico ou mental. Por isso, a importância de consultar um médico para saber qual é o seu caso.

Quais alimentos ajudam no intestino preso?

Como já citado anteriormente, a alimentação é capaz de ajudar no bom funcionamento do intestino ou fazer ao contrário, caso a dieta não seja adequada. É possível inserir diversos alimentos na rotina para ajudar no funcionamento desse órgão que é tão importante para o organismo estar em harmonia. Conheça agora os principais alimentos que irão te ajudar com a prisão de ventre pois são ricos em fibras, essenciais para o sistema gastrointestinal.

Aveia

Conheça os principais alimentos para ajudar no intestino preso (Foto: Freepik/Reprodução)

Um cereal que faz bem ao organismo e é considerado um dos mais saudáveis. A aveia é riquíssima em fibra, que é importante para o organismo, não contém glúten e ainda ajuda a controlar o colesterol ruim. Pode ser consumida por praticamente todas as pessoas, tanto celíacos quanto diabéticos e faz bem à saúde. O consumo pode vir misturado com outras frutas, fazer um mingau e entre outras receitas.

- CONTINUE DEPOIS DA PUBLICIDADE -

Linhaça

Alimentos que auxiliam e aliviam o intestino preso (Foto: Freepik/Reprodução)

Essa semente contém muitos benefícios para a saúde e a principal delas é manter o bom funcionamento do intestino por causa das fibras presentes. Além disso, é a maior fonte de ômega 3 de origem vegetal, assim, promovendo a queda do colesterol ruim e ainda ajuda emagrecer por promover a saciedade. Pode utilizar a semana no preparo de pães, colocar no iogurte, com outras frutas e entre outras receitas.

Feijão

Resolva o problema de intestino preso com os alimentos certo (Foto: Freepik/Reprodução)

O queridinho dos brasileiros e presente na mesa da maioria das pessoas todos os dias, o feijão é uma ótima fonte de fibras e por isso é tão amigo do intestino. O feijão também é rico em ferro, afastando também problemas como anemia. Mas para aproveitar os benefícios, evite misturar com gorduras, como a calabresa ou bacon, que é muito comum no Brasil. Consuma o feijão com temperos naturais e livre de gorduras ruins.

Lentilha

(Foto: Freepik/Reprodução)

- CONTINUE DEPOIS DA PUBLICIDADE -

Outra leguminosa, que assim como o feijão, também é capaz de ajudar pessoas com intestino preso. A lentilha é rica em fibras, essenciais para combater a prisão de ventre. Além disso, também contém outras substâncias como ferro, ácido fólico, proteínas e magnésio, promovendo saciedade, melhor funcionamento do sistema cardiovascular e melhora o humor.

Arroz integral

(Foto: Unsplash/Reprodução)

Muitas pessoas colocam o arroz como o vilão da história, mas na verdade o integral é rico em fibras e por isso, um ótimo aliado para quem está com prisão de ventre. Assim como outros alimentos citados acima, o arroz integral é capaz de ajudar a diminuir os níveis de colesterol ruim. Caso você não saiba como preparar o arroz, aqui no site temos um post completinho ensinado o passo a passo.

Alface

(Foto: Freepik/Reprodução)

Fácil de ser encontrado, barato e bem leve para o consumo, o alface que está presente diariamente na mesa dos brasileiros é um amigo para pessoas que sofrem com a constipação. É rico em fibras, possuí poucas calorias, por isso pode comer à vontade, oferece saciedade e também contém vitaminas  A e C.

Brócolis

- CONTINUE DEPOIS DA PUBLICIDADE -

(Foto: Freepik/Reprodução)

Um vegetal muito popular no Brasil, barato e fácil de ser encontrado que ajuda na saúde do intestino. Assim como os demais alimentos citados acima, o brócolis é rico em fibras, importante para o funcionamento do sistema gastrointestinal. Além disso, é rico em antioxidantes, potássio e ácido fólico.

Ameixa

Quais são os alimentos para intestino preso? (Foto: Unsplash/Reprodução)

A ameixa é uma fruta bem conhecida quando se trata de prisão de ventre e sua fama não é à toa. Essa fruta possuí um efeito laxante por causa de uma substância chamada sorbitol. Portanto, se você está sem ir no banheiro há alguns dias, aposte na fruta. Ela é encontrada de duas formas, in natura ou seca.

Mamão

Alimentos para intestino preso (Foto: Unsplash/Reprodução)

Outra fruta conhecida por seu poder de laxante natural, além de ser rico em fibras. O mamão formosa é considerado por especialistas o melhor para combater a prisão de ventre, pois mesmo tendo a mesma quantidade de fibras do que o papaia, é menos calórico. Aposte sem medo no mamão para conseguir ir ao banheiro.

Abacate para intestino preso

Alimentos para intestino preso (Foto: Unsplash/Reprodução)

Fonte de gordura boa, o abacate auxilia na prisão de ventre pois assim como a ameixa e o mamão, também é uma fruta que contém laxante natural. É rico em fibras, vitaminas C, E e K, potássio e magnésio. Para auxiliar na prisão de ventre, escolha consumir a fruta in natura.

Leia também: Proteína vegetal: confira 8 opções para substituir a carne na sua dieta

Comentários (0)
Comentar