Sem disposição? 10 alimentos para aumentar a energia

0

Os alimentos são importantes para a nossa saúde como um todo, é através deles que conseguimos os nutrientes e vitaminas necessários para aguentar o dia a dia. Se está faltando disposição e energia, alguns alimentos podem estar sendo deixados de lado e assim atrapalhando o aumento de energia do corpo. Da mesma forma que a alimentação pode ser a solução de um problema, pode ser também a causa.

Alguns alimentos são capazes de aumentar a energia que está faltando para encarar a rotina. Mas lembre-se, antes de mudar qualquer alimentação, é importante se consultar com um nutricionista. Além disso, se mesmo se alimentando de forma saudável e praticando exercícios físicos, a sua energia não está legal, procure um médico para avaliar o seu caso e iniciar um tratamento adequado.

Leia também: Sopas para emagrecer: receitas que ajudam a perder peso

Banana

alimentos para aumentar energia
Alimentos para aumentar energia (Foto: Pexels)

A falta de potássio no organismo contribuí para o cansaço físico do corpo e o aumento das cãibras e a banana é riquíssima em potássio, afastando esses sintomas. Mas o benefício dessa fruta não para por aí, a banana também aumenta a serotonina, que é conhecido como o hormônio do humor.

Açaí

alimentos para aumentar energia 9
Alimentos para aumentar energia (Foto: @acaize.belem)

Uma fruta muito popular no Brasil e que é usada com diversos outros ingredientes e muito deles nada saudável. Mas se consumida in natura, é uma ótima fonte de carboidrato bom, responsável pela energia do corpo. Além disso, é rica em vitaminas C, B1, e B2 e antioxidantes. Se quiser complementar o seu açaí, sempre opte por ingredientes bons, como frutas e a aveia.

Beterraba

alimentos para aumentar energia 8
Alimentos para aumentar energia (Foto: Pexels)

A beterraba também auxilia as pessoas que estão precisando aumentar a energia do corpo. Essa raiz tem uma boa quantidade de carboidratos, que promovem o aumento energético. Além disso, segundo o site Viva Bem, a beterraba pode aumentar o fluxo sanguíneo por causa do seu poder antioxidante e com o aumento do fluxo, aumenta a disposição.

Oleaginosas (nozes, castanhas e amêndoas) 

alimentos para aumentar energia 3
Alimentos para aumentar energia (Foto: Pexels)

As oleaginosas são conhecidas por serem uma boa fonte de gordura e com isso, ajudam a controlar o colesterol. E segundo um artigo publicado no site Ciclo Vivo, as nozes, castanhas e amêndoas são ricas em magnésio, cobre e selênio, nutrientes importantes para aumentar a energia do corpo.

Mel

alimentos para aumentar energia 2
Alimentos para aumentar energia (Foto: Pexels)

O mel é fonte de dois carboidratos, glicose e frutose, ou seja, uma ótima fonte de energia saudável para o organismo. Além disso, também é fonte de vitamina C, do complexo B, fósforo, cálcio, magnésio, enxofre e potássio, ou seja, um corpo perfeito para o aumento energético e afastar a indisposição.

Vegetais

alimentos para aumentar energia 6
Alimentos para aumentar energia (Foto: Pexels)

Apesar de a maioria dos vegetais ajudarem a aumentar a energia do corpo, os de folhas escuras têm uma contribuição especial. Segundo o site Viva Bem, a couve e o espinafre, dois vegetais de folhas escuras, são ricos em ferro, cálcio, magnésio, potássio e vitaminas A, C, E e K. E ainda de acordo com o artigo, a falta de ferro pode causar a fadiga e por isso, aumentar a ingestão desse nutriente é importante para quem deseja aumentar a energia.

Aveia

Alimentos para aumentar energia
Alimentos para aumentar energia (Foto: Pexels)

A aveia é uma fonte de carboidratos de baixo índice glicêmico, ou seja, além de controlar a taxa de açúcar do sangue, também aumenta a disposição do corpo afastando a fadiga. Além disso, é fonte de vitaminas do complexo B, importantes para a manutenção da energia no corpo.

Chá verde

alimentos para aumentar energia 1
Alimentos para aumentar energia (Foto: Pexels)

Esse chá é rico em cafeína, algo que já é bem conhecido pelas pessoas que procuram alimentos para aumentar a energia. A cafeína aumenta a energia e também é termogênica, ou seja, acelera o metabolismo, ideal para quem está querendo emagrecer. Além disso, segundo o Ciclo Vivo, a chá verde possuí um aminoácido capaz de aumentar a dopamina e serotonina, promovendo uma sensação de bem-estar.

Leia também: Chá mate ajuda a reduzir o colesterol e ajuda no emagrecimento saudável

Guaraná

alimentos para aumentar energia 4
Alimentos para aumentar energia (Foto: Pexels)

O guaraná também é uma fonte de proteína e também é estimulante, capaz de aumentar a energia. Deve ser usado com moderação e pode ser encontrado para o consumo de duas formas em farmácias, em cápsulas e também em pó, para acrescentar em receitas.

Água

alimentos para aumentar energia 5
Alimentos para aumentar energia (Foto: Pexels)

A água é importantíssimo para o organismo como um todo. Talvez o seu cansaço e exaustação física possam estar sendo gerados pela desidratação. Por isso, é importante consumir a quantidade ideal para o seu organismo. Para saber quanto precisa, basta multiplicar o seu peso por 35. Ou seja, se você pesa 60 kg (60×35 = 2100), você precisa consumir 2,100ml.

Vale ressaltar, novamente, a importância de procurar um nutricionista para uma alimentação adequada. E para aumentar a energia do corpo, deve-se manter uma alimentação saudável e com bons hábitos.

Deixe um comentário

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Presumiremos que você está ok com isso, mas você pode cancelar se desejar. Aceitar Leia Mais

Privacy & Cookies Policy