Saiba por que você deve dar preferência para os alimentos orgânicos

Se você se importa com o meio ambiente e com a sua saúde, provavelmente já ouviu falar (ou quem sabe até consome) alimentos orgânicos. Cultivados sem agrotóxicos, adubos químicos ou qualquer substância que possa agredir o meio ambiente ou interferir no seu crescimento natural, esses produtos são cada vez mais requisitados. E é por isso que estão tão em alta e ganhando destaque nas prateleiras, inclusive dos grandes supermercados. Apesar disso, nem todo mundo sabe o que são alimentos orgânicos e quais os seus benefícios para a saúde e para o meio ambiente. Por isso, vamos explicar.

O que são alimentos orgânicos?

Foto: Jull Wellington

Segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS), a agricultura orgânica é um sistema de produção que se baseia em normas específicas para garantir que o cultivo seja sustentável dos pontos de vista social, ecológico, técnico e econômico. Em outras palavras, alimentos orgânicos são aqueles que são produzidos com foco no equilíbrio do ecossistema e, claro, na redução do uso de agrotóxicos. E, como forma de incentivo, a Organização das Nações Unidas (ONU) publicou um relatório em 2017 em que afirma que uma agricultura isenta de pesticidas é viável e que a ideia de que os agrotóxicos são necessários é imprecisa, além de perigosa.

Ao longo dos últimos anos, por outro lado, a tese de que os alimentos orgânicos são mais ricos do ponto de vista nutricional vem sendo contestada. Mas, segundo um estudo da agência francesa de segurança sanitária (Agence Française de Sécuité Sanitaire des Aliments – AFSSA), os alimentos orgânicos são, sim, mais nutritivos. A pesquisa encontrou alguns resultados que comprovam isso: certos vegetais orgânicos (como batata, couve, cenoura, beterraba, alface e tomate, por exemplo) têm mais ferro e magnésio que os convencionais; tomate, cenoura e leite orgânicos contém maior quantidade de betacaroteno. Além disso, o estudo francês constatou ainda maior teor de ácidos graxos no leite, ovos e carnes orgânicas.

Quais são os benefícios de consumi-los?

Foto: Jill Wellington

Quer saber por que consumir alimentos orgânicos é melhor para a sua saúde? Confira alguns benefícios:

São mais nutritivos e saborosos: Diversas pesquisas sugerem que os alimentos orgânicos contém mais micronutrientes quando comparados aos alimentos convencionais. Além disso, sem os fertilizantes, os sabores se intensificam, já que legumes, frutas e verduras crescem no seu tempo e preservam mais suas propriedades.

- CONTINUE DEPOIS DA PUBLICIDADE -

Protegem a saúde: A longo prazo, os agrotóxicos prejudicam o funcionamento do nosso organismo. Alimentos orgânicos, portanto, podem ajudar a evitar problemas respiratórios, neurológicos, de fertilidade, distúrbios hormonais e doenças como o câncer. Os ácidos graxos, por exemplo, previnem o envelhecimento precoce e melhoram a memória.

Não prejudicam o meio ambiente: A produção de alimentos orgânicos preserva os recursos naturais, conserva a fertilidade do solo, reduz a poluição ambiental e promove a biodiversidade. Agrotóxicos contaminam o solo, a água e o ar, que continuam contaminados mesmo depois de décadas.

Incentivam a agricultura familiar: Quando você consome alimentos orgânicos, ajuda pequenos núcleos familiares, que têm no cultivo artesanal sua principal fonte de renda. Segundo a Embrapa, no Brasil somente 0,3% das terras agrícolas são orgânicas. No entanto, felizmente esse número vem crescendo gradativamente, o que já é tendência em diversos países desenvolvidos.

alimentaçãodietasaúdesustentabilidade
Comentários (0)
Comentar