Alimentos funcionais: o que são, benefícios e exemplos

Quem se preocupa em manter uma alimentação balanceada certamente já ouviu falar sobre os alimentos funcionais. Eles fazem parte de uma dieta saudável, promovem benefícios e têm propriedades nutricionais importantes para o bom funcionamento do organismo. Mas você sabe realmente o que são alimentos funcionais e para que eles servem? Apesar de ser um assunto que eventualmente volta a ter destaque, ainda existem muitas dúvidas a respeito. Confira o que é verdade e o que não é e como os alimentos funcionais podem te ajudar a ter mais saúde.

O que são alimentos funcionais e para que servem?

Foto: Pixabay

Em primeiro lugar, precisamos ter em mente que, para que um alimento seja funcional, ele precisa promover benefícios para a saúde, especialmente no sentido de colaborar para a prevenção e para o alívio dos sintomas de algumas doenças. “Mas, precisamos tomar cuidado com os materiais disponíveis na internet que prometem milagres a partir do consumo de um legume, uma fruta ou uma bebida, por exemplo. Nenhum alimento sozinho é milagroso”, reforça a nutricionista esportiva Luciana Nascimento. Além disso, segundo ela, mesmo entre os alimentos funcionais, podem existir contraindicações: “Não é todo mundo que pode comer de tudo. Por isso, é importante conversar com um profissional, que vai avaliar as condições de saúde, os objetivos de cada um e aí sim montar uma dieta funcional”.

O objetivo de incluir os alimentos funcionais na dieta é melhorar a saúde, já que eles têm propriedades benéficas para o corpo e para a mente. “Basicamente, a alimentação que podemos classificar como funcional é natural, fresca e variada. Os ultraprocessados, os embutidos e os muito gordurosos, por exemplo, não cabem aqui. A dieta funcional nutre e fornece as calorias necessárias sem prejudicar o organismo, além de prevenir doenças e aliviar os sintomas de algumas condições já instaladas”, considera Luciana. Entre essas condições estão obesidade, problemas digestivos, diabetes e colesterol, por exemplo. Sendo assim, inclua os alimentos funcionais no seu prato e aproveite todos os seus benefícios.

Exemplos de alimentos funcionais

Confira alguns grupos de alimentos funcionais e como eles podem te ajudar a ter uma saúde melhor. Uma dica extra da nutri: “Faça pratos que incluam todos os grupos, misture, diversifique. Dessa forma, a alimentação fica ainda mais completa e benéfica, além de deliciosa”.

Peixes, castanhas e nozes

Foto: Graciela Sosa

- CONTINUE DEPOIS DA PUBLICIDADE -

Esses alimentos funcionais são ricos em ômega 3, gordura boa que melhora a capacidade cerebral e reduz o risco de inflamações. Além disso, essa substância colabora na redução dos níveis de colesterol e, por isso, previne doenças cardiovasculares. Porém, cuidado para não exagerar: castanhas e algumas espécies de peixe podem ser muito calóricas. Consuma com moderação.

Cereais e grãos integrais

Foto: Pixabay

Nesse grupo de alimentos funcionais entram aveia, trigo, arroz, centeio, cevada, milho e quinoa, por exemplo.  No entanto, para garantir que você vai aproveitar todos os benefícios desses cereais, troque o arroz branco, bolos e pães pelas versões integrais. Ricos em fibras, esses alimentos funcionais ajudam a regular o funcionamento do intestino. Além disso, colaboram na redução do colesterol e têm efeito antioxidante.

Vegetais

Foto: Rita E.

Que frutas, legumes e verduras fazem bem à saúde não é novidade para ninguém. Os vegetais entram na lista dos alimentos funcionais porque promovem benefícios incríveis, que vão desde acelerar o metabolismo até prevenir doenças como a obesidade e o diabetes, por exemplo. Consuma pelo menos três porções de cada tipo para garantir o bom funcionamento do organismo.

alimentaçãoalimentação saudáveldietasaúde
Comentários (0)
Comentar