Alimentos funcionais: o que são, benefícios e exemplos

0

Quem se preocupa em manter uma alimentação balanceada certamente já ouviu falar sobre os alimentos funcionais. Eles fazem parte de uma dieta saudável, promovem benefícios e têm propriedades nutricionais importantes para o bom funcionamento do organismo. Mas você sabe realmente o que são alimentos funcionais e para que eles servem? Apesar de ser um assunto que eventualmente volta a ter destaque, ainda existem muitas dúvidas a respeito. Confira o que é verdade e o que não é e como os alimentos funcionais podem te ajudar a ter mais saúde.

O que são alimentos funcionais e para que servem?

Alimentos funcionais
Foto: Pixabay

Em primeiro lugar, precisamos ter em mente que, para que um alimento seja funcional, ele precisa promover benefícios para a saúde, especialmente no sentido de colaborar para a prevenção e para o alívio dos sintomas de algumas doenças. “Mas, precisamos tomar cuidado com os materiais disponíveis na internet que prometem milagres a partir do consumo de um legume, uma fruta ou uma bebida, por exemplo. Nenhum alimento sozinho é milagroso”, reforça a nutricionista esportiva Luciana Nascimento. Além disso, segundo ela, mesmo entre os alimentos funcionais, podem existir contraindicações: “Não é todo mundo que pode comer de tudo. Por isso, é importante conversar com um profissional, que vai avaliar as condições de saúde, os objetivos de cada um e aí sim montar uma dieta funcional”.

O objetivo de incluir os alimentos funcionais na dieta é melhorar a saúde, já que eles têm propriedades benéficas para o corpo e para a mente. “Basicamente, a alimentação que podemos classificar como funcional é natural, fresca e variada. Os ultraprocessados, os embutidos e os muito gordurosos, por exemplo, não cabem aqui. A dieta funcional nutre e fornece as calorias necessárias sem prejudicar o organismo, além de prevenir doenças e aliviar os sintomas de algumas condições já instaladas”, considera Luciana. Entre essas condições estão obesidade, problemas digestivos, diabetes e colesterol, por exemplo. Sendo assim, inclua os alimentos funcionais no seu prato e aproveite todos os seus benefícios.

Exemplos de alimentos funcionais

Confira alguns grupos de alimentos funcionais e como eles podem te ajudar a ter uma saúde melhor. Uma dica extra da nutri: “Faça pratos que incluam todos os grupos, misture, diversifique. Dessa forma, a alimentação fica ainda mais completa e benéfica, além de deliciosa”.

Peixes, castanhas e nozes

Alimentos funcionais
Foto: Graciela Sosa

Esses alimentos funcionais são ricos em ômega 3, gordura boa que melhora a capacidade cerebral e reduz o risco de inflamações. Além disso, essa substância colabora na redução dos níveis de colesterol e, por isso, previne doenças cardiovasculares. Porém, cuidado para não exagerar: castanhas e algumas espécies de peixe podem ser muito calóricas. Consuma com moderação.

Cereais e grãos integrais

Alimentos funcionais
Foto: Pixabay

Nesse grupo de alimentos funcionais entram aveia, trigo, arroz, centeio, cevada, milho e quinoa, por exemplo.  No entanto, para garantir que você vai aproveitar todos os benefícios desses cereais, troque o arroz branco, bolos e pães pelas versões integrais. Ricos em fibras, esses alimentos funcionais ajudam a regular o funcionamento do intestino. Além disso, colaboram na redução do colesterol e têm efeito antioxidante.

Vegetais

Alimentos funcionais
Foto: Rita E.

Que frutas, legumes e verduras fazem bem à saúde não é novidade para ninguém. Os vegetais entram na lista dos alimentos funcionais porque promovem benefícios incríveis, que vão desde acelerar o metabolismo até prevenir doenças como a obesidade e o diabetes, por exemplo. Consuma pelo menos três porções de cada tipo para garantir o bom funcionamento do organismo.

Deixe um comentário

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Presumiremos que você está ok com isso, mas você pode cancelar se desejar. Aceitar Leia Mais

Privacy & Cookies Policy