Água de rosas: conheça os benefícios e aprenda a fazer em casa

A água de rosas é criada pela destilação de pétalas de rosa com vapor. Graças a seu perfume único e inúmeras propriedades medicinais, ela é utilizada tanto na culinária quanto na rotina de beleza.

 

Para que serve a água de rosas?

Your News

 

Primeiramente, vale lembrar que o ingrediente é um velho conhecido da história da humanidade. Isso porque a água de rosas é usada há milhares de anos, inclusive na Idade Média. Pensa-se que tenha se originado no que é agora o Irã.

Hoje em dia, é utilizada tradicionalmente em produtos de beleza, alimentos e bebidas. Por ser um tônico natural, pode fazer parte da sua rotina de skincare, sendo bastante indicada para peles sensíveis. Aliás, ao longo da história, esse produto foi indispensável na prateleira feminina, junto com o famigerado pó de arroz.

Recentemente, o produto voltou a atrair olhares curiosos, uma vez que o mundo da beleza se volta para alternativas mais naturais. Por falar nisso, ao comprar água de rosas sempre confira a lista de ingredientes. Para que o produto seja puro, ele deve conter apenas hidrolato de rosas, sem conservantes, corantes, parabenos ou qualquer outro ingrediente de nome estranho.

 

Pinterest

 

Você pode comprar ou fazer esse hidrolato em casa com relativa facilidade. Em relação ao uso, é possível aplicar o produto sozinho na pele ou misturá-lo com hidratantes ou óleos naturais, como o óleo de coco.

Aliás, você também pode usar água de rosas para fazer chá com a água perfumada ou as pétalas de rosa. Em ambos os casos, as receitas melhoram a hidratação, proporcionam benefícios para a pele, tratam problemas digestivos e ainda aliviam a dor de garganta.

- CONTINUE DEPOIS DA PUBLICIDADE -

Benefícios da água de rosas na pele e nos cabelos

Reprodução

 

Também conhecido como hidrolato de rosas ou água floral de rosas, esse produto possui propriedades antibacterianas, hidratantes e calmantes.  Confira os principais benefícios:

 

  • Ajuda a aliviar a irritação da pele devido a suas fortes propriedades anti-inflamatórias;
  • Também ajudar a aliviar a irritação causada por eczema ou rosácea;
  • Reduz a vermelhidão da pele e ainda auxilia na cicatrização de cravos e espinhas;
  • A água de rosas possui poderosas propriedades anti-sépticas, que podem prevenir e tratar infecções. Recentemente, um estudo comprovou que esse hidrolato, quando utilizado em colírios, pode ajudar a tratar a conjuntivite;
  • Suas propriedades anti-sépticas e antibacterianas podem ajudar a limpar e combater a infecção por cortes e queimaduras.
  • Além disso, a água de rosas é um adstringente suave que pode ajudar a reduzir a oleosidade e a caspa.
  • Por fim, o hidrolato de rosas estabiliza o equilíbrio do pH do cabelo porque seu pH natural é semelhante ao dos fios.

 

Como fazer a água de rosas?

Pinterest

 

Como as rosas são super perecíveis, as receitas de água ou hidrolato de rosas foram criadas para ajudar a preservar os benefícios e as propriedades incríveis da planta.

- CONTINUE DEPOIS DA PUBLICIDADE -

Ao redor do mundo, ela é utilizada tanto nos rituais de beleza quando na culinária, onde traz aroma e sabor inigualáveis para os pratos.

Na sequência, confira a receita de água de rosas caseira do programa Dulce Delight:

Ingredientes:

  • Pétalas de rosa cultivadas sem pesticidas. (as vermelhas e cor-de-rosa são as que exalam maior fragrância);
  • Água
  • Gelo

Por fim, confira o modo de preparo no vídeo a seguir. Você pode utilizar em suas receitas ou como tônico facial, com auxílio de uma embalagem em spray.

 

 

Como fazer chá de rosas?

Pinterest

 

- CONTINUE DEPOIS DA PUBLICIDADE -

Conforme explicado anteriormente no vídeo do canal Dulce Delight, a extração do hidrolato de rosas é diferente de um simples chá da planta. No entanto, vale lembrar que o chá de rosas também possui muitos benefícios para a saúde e para a beleza.

Além, é claro, do aroma encantador. De acordo com o site Panelinha, o chá feito com pétalas de rosas é um digestivo perfumado, excelente para tomar após as refeições. Outra ideia é utilizar a preparação em sua máscara de argila, substituindo a água pelo chá.

 

Reprodução

 

Por fim, também vale transferir o chá de rosas para uma embalagem spray, manter na geladeira e aplicar na pele irritada ao longo do dia. Isso porque a combinação das propriedades medicinais das rosas junto com a temperatura baixa ajudam a refrescar, acalmar e hidratar.

Agora que você já sabe todos os benefícios do chá de rosas, aprenda a receita da chef Rita Lobo:

Ingredientes:

  • Pétalas de 6 rosas cultivadas sem pesticidas (comestíveis)
  • 1 litro de água
  • ½ colher (chá) de água de rosas
  • açúcar ou mel a gosto

 

Modo de preparo:

  1. Para começar, leve a água ao fogão em um bule ou chaleira.
  2. Assim que levantar fervura, desligue a chama e adicione as pétalas, deixando em infusão por 5 minutos.
  3. Depois é só coar, adicionar a água de rosas e servir imediatamente.
  4. Adoce a gosto.

 

Na sequência, você irá aprender todos os benefícios da rosa branca e também uma receita de chá calmante feito com suas pétalas:

 

Comentários (0)
Comentar