Água com gengibre emagrece? Aumenta a imunidade?

0 1.346

Em países como Índia e China, o gengibre é usado como planta medicinal desde os tempos mais remotos. Isso porque, além de acelerar o metabolismo e ajudar no combate à obesidade, a raiz é ótima para resolver problemas gastrointestinais (como náuseas, gases e indigestão, por exemplo), tem propriedades anti-inflamatórias e antimicrobianas e, por isso, é um ingrediente muito comum em xaropes naturais para tosse e problemas respiratórios. Mas e a água com gengibre, receita facilmente encontrada na internet, será que tem benefícios reais? Saiba mais sobre a bebida e como ela pode te ajudar a melhorar a sua saúde.

Para que serve? Será que emagrece e aumenta a imunidade?

Gengibre
Foto: Pixabay

Basta uma rápida pesquisa na internet para encontrar a receita de água com gengibre. Segundo as publicações, essa bebida é capaz de dar uma forcinha no emagrecimento. Mas será que isso é verdade? A nutricionista esportiva Luciana Nascimento explica que “De fato, a água com gengibre se mostra eficaz no sentido de promover sensação de saciedade, graças à grande quantidade de fibras presentes no alimento. Mas isso não quer dizer que ela, por si só, emagrece”. Isso porque é consenso entre os especialistas que é a combinação de alimentação equilibrada e hábitos saudáveis que promove mudanças reais no corpo.

Além disso, a água com gengibre tem propriedades anti-inflamatórias e antimicrobianas, que podem ser muito úteis no sentido de aumentar a imunidade. “A bebida estimula o metabolismo, melhora o desempenho físico e protege os músculos, o que é uma ótima notícia para quem gosta de correr, por exemplo”, avalia a profissional. E tem mais: água com gengibre tem efeito diurético e ainda ajuda a consumirmos mais líquidos – isso favorece a eliminação de toxinas do nosso organismo.

O gengibre também é motivo de estudos frequentes relacionados ao combate ao câncer, especialmente de mama, de cólon e de pâncreas. Pesquisas da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar) e da Yonsei University College of Medicine (Coreia do Sul) comprovaram que as propriedades antioxidantes do gengibre realmente combatem as células cancerígenas. O gingerol, presente no alimento, também previne infecções no organismo segundo a revista científica Phytotherapy Research.

Como consumir água com gengibre?

Gengibre
Foto: Pixabay

Agora que você já sabe que a água com gengibre pode te ajudar a perder peso e ainda a manter a sua saúde em dia, certamente quer saber como consumir a bebida para obter os benefícios dela? A nutricionista diz que, em primeiro lugar, vale ressaltar que a forma de consumo do gengibre influencia muito pouco (ou quase nada) em suas propriedades nutricionais. “É interessante dar preferência para a raiz in natura, mas as versões cristalizada ou seca também são eficazes. O que vale, na verdade, é incluir a bebida no dia a dia porque ela não tem efeito imediato; é a frequência que faz a diferença”, diz.

Além disso, a água com gengibre pode ser consumida quente ou gelada e a qualquer hora do dia. “Muitas pessoas adeptas da bebida recomendam que ela seja ingerida logo pela manhã, ainda em jejum. Mas não há comprovação de que isso realmente faça a diferença. O que acontece é que a água em jejum traz benefícios no sentido de promover sensação de saciedade e também de desintoxicar o organismo”, conta Luciana. No entanto, de acordo com ela, não há problemas em inserir a raiz no copo de água matinal. “Quem não tem dificuldade com o sabor pode sim tomar água com gengibre em jejum sem problemas”, completa. A receita é simples: adicione cerca de uma colher de chá de gengibre a 500ml de água e vá consumindo ao longo do dia. Se quiser, pode colocar um pouco de suco de limão.

Siga-nos no 

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Presumiremos que você está ok com isso, mas você pode cancelar se desejar. Aceitar Leia Mais

Privacy & Cookies Policy