Água com gengibre emagrece? Aumenta a imunidade?

0

Em países como Índia e China, o gengibre é usado como planta medicinal desde os tempos mais remotos. Isso porque, além de acelerar o metabolismo e ajudar no combate à obesidade, a raiz é ótima para resolver problemas gastrointestinais (como náuseas, gases e indigestão, por exemplo), tem propriedades anti-inflamatórias e antimicrobianas e, por isso, é um ingrediente muito comum em xaropes naturais para tosse e problemas respiratórios. Mas e a água com gengibre, receita facilmente encontrada na internet, será que tem benefícios reais? Saiba mais sobre a bebida e como ela pode te ajudar a melhorar a sua saúde.

Para que serve? Será que emagrece e aumenta a imunidade?

Gengibre
Foto: Pixabay

Basta uma rápida pesquisa na internet para encontrar a receita de água com gengibre. Segundo as publicações, essa bebida é capaz de dar uma forcinha no emagrecimento. Mas será que isso é verdade? A nutricionista esportiva Luciana Nascimento explica que “De fato, a água com gengibre se mostra eficaz no sentido de promover sensação de saciedade, graças à grande quantidade de fibras presentes no alimento. Mas isso não quer dizer que ela, por si só, emagrece”. Isso porque é consenso entre os especialistas que é a combinação de alimentação equilibrada e hábitos saudáveis que promove mudanças reais no corpo.

Além disso, a água com gengibre tem propriedades anti-inflamatórias e antimicrobianas, que podem ser muito úteis no sentido de aumentar a imunidade. “A bebida estimula o metabolismo, melhora o desempenho físico e protege os músculos, o que é uma ótima notícia para quem gosta de correr, por exemplo”, avalia a profissional. E tem mais: água com gengibre tem efeito diurético e ainda ajuda a consumirmos mais líquidos – isso favorece a eliminação de toxinas do nosso organismo.

O gengibre também é motivo de estudos frequentes relacionados ao combate ao câncer, especialmente de mama, de cólon e de pâncreas. Pesquisas da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar) e da Yonsei University College of Medicine (Coreia do Sul) comprovaram que as propriedades antioxidantes do gengibre realmente combatem as células cancerígenas. O gingerol, presente no alimento, também previne infecções no organismo segundo a revista científica Phytotherapy Research.

Como consumir água com gengibre?

Gengibre
Foto: Pixabay

Agora que você já sabe que a água com gengibre pode te ajudar a perder peso e ainda a manter a sua saúde em dia, certamente quer saber como consumir a bebida para obter os benefícios dela? A nutricionista diz que, em primeiro lugar, vale ressaltar que a forma de consumo do gengibre influencia muito pouco (ou quase nada) em suas propriedades nutricionais. “É interessante dar preferência para a raiz in natura, mas as versões cristalizada ou seca também são eficazes. O que vale, na verdade, é incluir a bebida no dia a dia porque ela não tem efeito imediato; é a frequência que faz a diferença”, diz.

Além disso, a água com gengibre pode ser consumida quente ou gelada e a qualquer hora do dia. “Muitas pessoas adeptas da bebida recomendam que ela seja ingerida logo pela manhã, ainda em jejum. Mas não há comprovação de que isso realmente faça a diferença. O que acontece é que a água em jejum traz benefícios no sentido de promover sensação de saciedade e também de desintoxicar o organismo”, conta Luciana. No entanto, de acordo com ela, não há problemas em inserir a raiz no copo de água matinal. “Quem não tem dificuldade com o sabor pode sim tomar água com gengibre em jejum sem problemas”, completa. A receita é simples: adicione cerca de uma colher de chá de gengibre a 500ml de água e vá consumindo ao longo do dia. Se quiser, pode colocar um pouco de suco de limão.

Deixe um comentário

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Presumiremos que você está ok com isso, mas você pode cancelar se desejar. Aceitar Leia Mais

Privacy & Cookies Policy