Afaste os pensamentos negativos e viva melhor

0

Nem sempre é fácil manter uma atitude positiva. Em alguns momentos da vida, o desânimo bate, o medo se instala, inseguranças surgem e o futuro parece incerto. Nessas horas, é difícil se livrar dos pensamentos negativos. Quando a negatividade se instala, muitas vezes, esses pensamentos podem acabar se tornando repetitivos a ponto de atrapalhar sua rotina e prejudicar sua saúde mental. Mas, fique tranquilo, você não é a única pessoa a passar por isso. E tem mais: existem estratégias eficazes para não deixar que as emoções e os pensamentos negativos tomem conta da sua cabeça.

Por que os pensamentos negativos se instalam?

Pensamentos negativos
Foto: Pixabay

No dia a dia, passamos por diversas situações que mexem com as nossas estruturas emocionais. E ser uma pessoa otimista, diante de tantos problemas e preocupações, não é uma tarefa simples. O que acontece, muitas vezes, é que um acontecimento aparentemente banal pode trazer de volta sentimentos gerados em uma circunstância de trauma ou dor. De acordo com o psicólogo Marlon Ribeiro, especialista em Terapia Cognitivo-Comportamental, “Os traumas e os eventos negativos pelos quais todos nós passamos já vêm com uma memória afetiva, que será acessada sempre que uma situação semelhante ocorrer”, diz. Ou seja, alguns acontecimentos podem ser gatilhos que desencadeiam uma série de pensamentos negativos.

O otimismo e a positividade são importantes para que possamos seguir em frente porque trazem mais confiança – em nós mesmos e nas mais diversas situações. Mas o fato é que, muitas vezes, antes de pensar em coisas boas, precisamos nos livrar do que nos atrapalha. O psicólogo afirma que “Lidar com os pensamentos não é uma tarefa fácil porque não são apenas os pensamentos. Existe uma estrutura muito maior, interligada, conectada, que configura todo o funcionamento afetivo-cognitivo das pessoas”. Em outras palavras, se livrar dos pensamentos negativos pode exigir pouco de dedicação.

Como eles influenciam na nossa vida?

Pensamentos negativos
Foto: Pixabay

Você provavelmente já ouviu falar sobre a influência que as afirmações positivas têm sobre o que acontece conosco e ao nosso redor. Neurocientistas, inclusive, reafirmam a importância de mantermos uma atitude otimista no dia a dia. Isso porque, segundo eles, pensamentos (negativos e positivos) agem diretamente sobre nosso organismo, liberando hormônios que influenciam tanto na saúde mental quanto na física.

Segundo Marlon, “Os pensamentos geram emoções, que, por sua vez, balizam os nossos comportamentos. Sendo assim, se uma pessoa se sente inútil, ela pode desistir de ir a uma entrevista de emprego e passar a evitar este tipo de situação, por exemplo”, continua o profissional. Apesar de situações como essa serem bastante comuns, saiba que podemos viver uma vida mais positiva e livre dos pensamentos negativos repetitivos se adotarmos estratégias simples.

Como se livrar dos pensamentos negativos?

Com a ajuda do psicólogo, listamos cinco dicas simples para que você consiga se livrar dos pensamentos negativos. Confira:

Positividade
Foto: Conger Design

Faça psicoterapia – Segundo Marlon, “O psicólogo detém as habilidades para psicoeducar o paciente sobre um funcionamento cognitivo negativo”. Assim, podemos transformar nossos pensamentos aos poucos. Mas não se esqueça de escolher um profissional capacitado.

Procure ver o lado bom das coisas – O profissional pontua que “O mundo não é preto e branco, existe uma gradiente de cores. Por isso, precisamos enxergar as outras possibilidades”. Caso os pensamentos negativos se instalem, mude o foco de atenção para coisas mais agradáveis.

Pratique yoga e meditação – “Essas atividades são eficazes no sentido de controlar o fluxo de pensamentos que passam pela nossa cabeça”, afirma Marlon. Acalmar a mente e focar no momento presente é uma estratégia muito eficaz para se livrar dos pensamentos negativos.

Aceite que os pensamentos negativos ocorrem – Eles precisam ser desafiados, de acordo com o psicólogo. Sendo assim, ele ensina uma técnica simples: “Escreva seus pensamentos e jogue fora, literalmente. Isso pode ajudar a desqualificar pensamentos ruins que são intrusivos”.

Pratique o diálogo interno – Marlon recomenda: “Converse com você mesmo de forma a se tranquilizar, como se sua mãe ou seu melhor amigo estivesse te aconselhando. Além disso, crie uma lista de qualidades e faça afirmações positivas sobre si”. Esse exercício deve ser feito com frequência. O objetivo é voltar a atenção para os nossos aspectos positivos.

Deixe um comentário

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Presumiremos que você está ok com isso, mas você pode cancelar se desejar. Aceitar Leia Mais

Privacy & Cookies Policy