Acupuntura: conheça os benefícios da técnica milenar

Técnica que faz parte da Medicina Tradicional Chinesa (MTC), a acupuntura é uma grande aliada quando falamos em saúde mental e física. Por meio da aplicação de agulhas em alguns pontos específicos, ela promove diversos benefícios, colaborando também no tratamento de doenças. Isso porque a MTC entende que as doenças são resultado de desequilíbrios energéticos no organismo. A acupuntura tem o objetivo de equilibrar essas energias.

O que é acupuntura e como funciona?

Foto: Alterio Felines

Reconhecida como especialidade médica pelo Conselho Federal de Medicina, a acupuntura é uma técnica milenar chinesa que tem o objetivo de colaborar no tratamento de diversas doenças de ordem física e mental, como problemas gastrointestinais, respiratórios, ansiedade, obesidade e depressão, por exemplo. Em termos gerais, a acupuntura busca equilibrar a energia do nosso corpo para que, dessa forma, o sistema imune fique fortalecido.

Pesquisas da Universidade Federal de São Paulo (Unifesp) indicam que as agulhas estimulam a liberação de serotonina. Esse neurotransmissor é muito eficiente no tratamento de doenças como depressão e ansiedade. Além disso, tem efeito analgésico em pontos periféricos localizados no tronco, nas pernas e nos braços. Portanto, a acupuntura é comprovadamente útil no alívio das dores.

A aplicação das agulhas na acupuntura não causa dor. Mas, atenção: o tratamento deve ser feito por um profissional qualificado. Isso porque, para que os efeitos sejam benéficos, é preciso muito estudo sobre os pontos e a forma como as agulhas devem ser introduzidas neles. Além disso, certifique-se de que as agulhas são descartáveis.

Quais são os principais benefícios da acupuntura?

Foto: Ryan Hoyme

Controle da ansiedade e da depressão

- CONTINUE DEPOIS DA PUBLICIDADE -

Os hormônios e neurotransmissores relacionados ao bem-estar emocional têm relação direta com doenças como a ansiedade e a depressão. A acupuntura atua equilibrando a liberação desses hormônios, como a serotonina e a endorfina, por exemplo, e ajuda a regular a produção de cortisol, o hormônio do estresse, que pode desencadear outros problemas.

Combate à obesidade e emagrecimento

Segundo a MTC, a obesidade está ligada ao desequilíbrio dos órgãos e glândulas responsáveis pela regulação da fome. A acupuntura atua sobre eles. Além disso, colabora com o bom funcionamento do intestino e do sistema excretor como um todo, promovendo um efeito detox por meio da eliminação de toxinas e gorduras.

Alívio de dores crônicas

Dores cônicas na lombar, de cabeça ou no joelho. Se você sofre com algum desses problemas, a acupuntura pode ser uma grande aliada. Um estudo feito pela Memorial Sloan-Kettering Cancer Center, nos Estados Unidos, concluiu que a técnica é eficaz no tratamento da lombalgia, da cefaleia e da osteoartrite.

Melhora dos sintomas da TPM

A acupuntura é uma grande aliada das mulheres que sofrem com os sintomas da Tensão Pré-Menstrual (TPM). Isso porque, com o tratamento, esses incômodos tendem a reduzir gradualmente. E não é apenas sobre os sintomas físicos que a técnica atua. Além de diminuir as dores e o inchaço, ela previne as alterações de humor.

Alívio de alergias, sinusite e rinite

- CONTINUE DEPOIS DA PUBLICIDADE -

Os sintomas causados pela alergia, pela sinusite e pela rinite, normalmente, incluem espirros, coriza, coceira e até dor. Segundo um estudo publicado pelo American Journal of Rhinology & Alergy, a acupuntura reduz significativamente esses sintomas nasais. Além disso, a técnica pode ser bastante eficaz no alívio das crises de sinusite, que podem provocar dores fortes, especialmente na região da face.

Controle dos sintomas de doenças gastrointestinais

Gastrite, úlcera, diarreias, colites, náuseas e vômitos são alguns dos problemas que podem ser amenizados com a aplicação das agulhas da acupuntura. Isso porque a técnica tem efeito analgésico e anti-inflamatório, além de estimular o bom funcionamento do intestino e do sistema excretor. Se a causa dos problemas gastrointestinais é emocional, a acupuntura também pode ajudar.

saúde mental
Comentários (0)
Comentar