Ácido lático no cabelo alinha os fioz e reduz o frizz. Saiba mais sobre ele!

Apesar de o ácido lático no cabelo ser temido, já que muita gente acha que ele é um liberador do formol, essa substância é capaz de recuperar fios extremamente danificados, por conta de químicas, colorações, etc. Por isso, se seu cabelo está precisando de um tratamento profundo de reconstrução, vale apostar no ácido lático! Saiba mais sobre ele lendo esse post.

 

O que é o ácido lático?

Imagem: Reprodução / Grazi Massafera.

 

O ácido lático é um ácido orgânico, ou seja, natural, de fórmula química C3H6O3. Além disso, é de cor cristalina, ligeiramente salino e solúvel em água.

Já que tem propriedades umectantes e acidulantes, o ácido lático é muito utilizado na indústria da beleza, para os cuidados da pele e do cabelo.

Leia também:

+ Ácido hialurônico: saiba tudo sobre a substância por trás do rosto perfeito

Benefícios do ácido lático

- CONTINUE DEPOIS DA PUBLICIDADE -

Imagem: Reprodução / Pexels.

 

Ácido Lático na pele

Não é só o cabelo que aproveita os benefícios do ácido lático. Essa substância também faz milagres para a pele, inclusive, é conhecido como “Fonte da Juventude”. Isso porque, tem ação rejuvenescedora, hidratante, e clareadora. Além disso, ajuda a suavizar linhas de expressão, devolver a elasticidade, tratar acne, verrugas e calos.

Leia mais sobre ácidos e seus benefícios na skincare:

Ácidos para o rosto: saiba tudo que eles podem fazer por sua pele

+ Ácido Glicólico clareia manchas, uniformiza a pele e trata rugas finas

Benefícios do ácido lático no cabelo

- CONTINUE DEPOIS DA PUBLICIDADE -

Agora, quando usado no cabelo, o ácido lático pode recuperar cabelos profundamente danificados por conta de coloração, químicas, etc. Muitas vezes, uma simples hidratação ou o cronograma capilar podem resolver o problema de fios secos, quebradiços e fracos. Mas, quando o prejuízo é grande, é preciso apelar para tratamentos mais vigorosos. É aí que entra o ácido lático.

Com ação acidulante, essa substância regula o pH do cabelo, ou seja, reduz o frizz e alinha os fios. Além disso, quando aquecido, o ácido lático preenche os espaços abertos das cutículas do fio e, dessa maneira, reestrutura a fibra. Mais do que isso, também dá mais resistência e brilho ao cabelo.

Um dos benefícios do ácido lático é que ele devolve a maleabilidade aos fios, além de hidratá-los. Quando a concentração é alta, ele também pode servir como um preparador para outros tratamentos. Isso porque, ele tira parte da camada protetora de queratina do cabelo, fazendo com que a absorção de outros produtos seja mais fácil.

Outra grande vantagem desse produto é que ele pode ser usado com outros tratamentos, como escova progressiva e selagem. Porém, é importante lembrar que os efeitos e benefícios do ácido lático no cabelo depende da quantidade e da concentração dele no produto que você estiver usando. Além disso, se o objetivo dele é alisar, fique atenta à lista de ingredientes! Isso porque, ele pode estar acompanhado de formol ou outros ácidos.

 

Produtos com ácido lático para o cabelo

Imagem: Reprodução / Lauren Giraldo.

 

Máscara Antifrizz Liso, Leve and Solto – Lola Cosmetics

Indicada para lisas naturais ou alisados, essa máscara promete alinhar os fios e deixar o efeito liso por mais tempo. Além disso, hidrata e reduz o frizz.

- CONTINUE DEPOIS DA PUBLICIDADE -

Preço: R$35,67

Máscara Banho de Pérola Forever Liss

Já que o ácido lático tem ação de recuperação profunda, essa máscara é perfeita para os cabelos loiros que, geralmente, são mais danificados. Além disso, ela é matizadora, hidratante e intensificadora da cor. Com esse ácido na composição, a principal função da máscara Banho de Pérola é regenerar profundamente os fios.

Preço: R$93,30

Máscara Desmaia Cabelo Ultra Hidratante Forever Liss

Com objetivo de diminuir o volume e reduzir o frizz, essa máscara age suavizando e alinhando os fios, além de promover maciez e brilho. Sua composição, junto ao ácido lático faz uma hidratação potente e é indicada para todos os tipos de cabelo.

Leia também:

+ Ácido Hialurônico: especialistas explicam sua ação na pele

Cronograma Capilar
Comentários (0)
Comentar